top of page

Seu currículo está pronto para ser lido por robôs? Saiba como conquistar a vaga dos sonhos usando a IA a seu favor

Especialista do Banco Mercantil compartilha orientações práticas para se destacar nos processos seletivos digitais


ree

Com a digitalização dos processos seletivos, o currículo ganhou um novo papel: além de representar o candidato, ele também precisa agradar os algoritmos. Para se destacar, é fundamental dominar as regras desse novo jogo.

 

Em um cenário em que mais de 85% dos currículos são analisados inicialmente por softwares de rastreamento automático, os chamados ATS (Applicant Tracking Systems), segundo pesquisa da WorkMatch, especializada em tecnologia para RH, um currículo com a estrutura e linguagem inadequadas pode nem chegar aos olhos humanos.

 

Para ajudar candidatos a enfrentarem este novo desafio, Priscila Lopes, gerente de Talentos e Cultura do Banco Mercantil explica como adaptar o documento para os processos digitais e aumentar as chances de sucesso. “É fundamental personalizar o currículo com base nos requisitos da vaga, utilizando as palavras-chave corretas. Mas atenção: isso deve ser feito com honestidade, sem exagerar ou incluir competências que não fazem parte da sua trajetória. O segredo está em saber valorizar o que o candidato já tem, de acordo com o que a vaga exige”, orienta.

 

Hoje, o currículo vai além de um resumo da trajetória profissional; é o seu cartão de visitas para a inteligência artificial. Um layout muito rebuscado ou a ausência de palavras-chave pode custar a chance de uma entrevista.

 

“A IA pode e deve ser aliada dos candidatos. Ferramentas como assistentes digitais ajudam a ajustar o currículo com as palavras-chave certas e a destacar as competências mais compatíveis com a vaga desejada. O mesmo vale para a carta de apresentação”, reforça Priscila.

 

Além de um bom currículo, a especialista lembra que a preparação para a entrevista também é essencial: estudar a empresa, praticar respostas e refletir sobre seus diferenciais fazem parte de um processo seletivo completo.

 

Confira dicas práticas para ajustar seu currículo aos tempos digitais:

1. Mantenha a simplicidade visual: Layouts limpos e leitura fluida favorecem tanto os softwares quanto os recrutadores humanos.

2. Use palavras-chave da vaga: Você precisa falar a mesma língua da vaga. Se a descrição pede 'gestão de equipes multidisciplinares', use exatamente essa expressão, se ela fizer parte da sua experiência.

3. Destaque conquistas, não só funções: Resultados mensuráveis, como “aumento de 25% nas vendas” ou “implementação de sistema que reduziu falhas em 30%” chamam mais atenção do que apenas listar atribuições.

4. Inclua links relevantes: Como o LinkedIn, portfólio online ou artigos publicados. Um estudo da HR Digital Lab mostrou que currículos com links clicáveis têm 47% mais chances de gerar retorno de contato.

5. Verifique dados de contato e perfil profissional: Informações desatualizadas ou um e-mail pouco profissional podem arruinar boas oportunidades.

Comentários


bottom of page