top of page

Startup lança serviço que usa Inteligência Artificial para monitorar legislação em tempo real


A InovaMind, startup de Inteligência Artificial que utiliza big data, lança nesta quinta-feira (23), na feira Startse Lawtech Conference, voltada à tecnologia aplicada na área jurídica, a solução Reg Tech, que impactará de maneira profunda a eficácia da de pesquisa sobre a legislação brasileira. A ferramenta realiza o monitoramento  de legislações e regulamentações. Neste primeiro momento, o banco de dados auxilia pesquisas voltadas à área financeira. Ela rastreia em tempo real as constantes mudanças nas legislações que afetam diversas áreas do setor financeiro e bancário, como: regulamentações do Banco Central, normas da Febraban, da Susep, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) etc. Também monitora publicações oficiais, como Diários Oficiais e sites de casas legislativas, emitindo alertas imediatos às áreas responsáveis quando alguma regra do setor financeiro é alterada por força de lei. 


“Geralmente, o processo de pesquisa de legislação tem várias etapas manuais que levam muito tempo. A ferramenta transforma este rito numa busca inteligente, com precisão, velocidade e escala, além de redução de custos e riscos operacionais”, lembra Jung Park, CEO da InovaMind. Ele exemplifica um possível benefício da ferramenta: “Quando foi aprovada a norma da Febraban determinando que filas de atendimento de banco podem demorar no máximo 20 a 30 minutos, a ferramenta teria emitido no mesmo dia um alerta ao setor de atendimento dos bancos.”


Outras ferramentas que serão apresentadas na Startse Law:


- Legal Finder. Ferramenta de busca e monitoramento de leis, normas e regulamentações em tempo real. Possibilita realizar e salvar buscas com palavras-chave, número da lei, órgão regulador e datas de vigência (como um google das leis), permitindo o envio de alertas em caso de alteração de alguma das leis ou normativos monitorados. 


- Legal Search–  Uma espécie de despachante digital. Busca de histórico jurídico de pessoas através do CPF ou CNPJ: certidões, documentos. certidão de antecedentes criminais, se já foi alvo de protesto civil, se tem processo jurídico no nome (em qual instância); se foi apenado etc


No estande da InovaMind será possível para o visitante experimentar o funcionamento das ferramentas.


Todas as ferramentas respeitam a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  Isso porque a InovaMind tem um protocolo baseado em extensos levantamentos jurídicos da lei brasileira e também à luz da lei europeia de proteção de dados (GDPR). Os serviços utilizam criptografia tanto na transmissão como no armazenamento dos dados pesquisados, minimizando o risco de vazamento de informações; protegem as informações do usuário contra acessos não autorizados, controlando e limitando o acesso a empresas com necessidades comerciais legítimas.

bottom of page