top of page

Joint venture entre Gerdau e Newave investirá R$ 1,4bi em megausina solar em Arinos, Minas Gerais

Parque terá capacidade instalada de 420 MWp e inclui uma subestação de energia; 30% do volume de energia renovável será destinado para a produção do aço da Gerdau no Brasil

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, anuncia mais um importante movimento no seu caminho para ampliar a geração de energia limpa e renovável em suas operações. A Newave Energia, empresa no qual detém 33,33% de participações, por meio de sua divisão de novos negócios, a Gerdau Next, concluiu a aquisição do Parque Solar Arinos, em Minas Gerais, junto ao grupo Voltalia.

O futuro empreendimento, que deverá estar concluído no fim de 2024, terá investimento total para sua construção de aproximadamente R$ 1,4 bilhão. O novo cluster de energia solar terá capacidade instalada de geração de aproximadamente 420 MWp e incluirá uma subestação de energia. A capacidade fotovoltaica instalada na planta é o equivalente a 7% do consumo de energia anual da Gerdau no País, tomando como base a de produção 2022, e prevê de redução estimada de até 22.000 tCO2 ao ano.

“Este é um importante passo na estratégia da Gerdau na busca constante por maior competitividade e sustentabilidade do aço Gerdau no Brasil. Hoje, a companhia já detém uma das menores médias globais de emissão, de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, menos da metade do setor. Com a implantação do Parque Solar em Arinos, vislumbramos uma meta de diminuir ainda mais as emissões dos escopos 1 e 2 para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço, até 2031”, explica Juliano Prado, vice-presidente global da Gerdau e líder da Gerdau Next.

Segundo o executivo, tão logo o Parque Solar Arinos esteja em pleno funcionamento, 30% do volume de energia renovável produzida no empreendimento será destinada à produção de aço Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução. Esse volume de energia corresponde a aproximadamente 34 MWm, o equivalente ao consumo de uma unidade siderúrgica com capacidade de aproximadamente 400 mil toneladas anuais.

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page