top of page

Merz Aesthetics® inaugura centro de inovação no Brasil

Equipado com o que há de mais moderno, o Merz Hauz foi criado para ser um espaço de treinamento, pesquisa e inovação em cosmiatria com modelo inédito


Foto: Foyer do Merz Hauz, localicado na Vila Olímpia / Divulgação.

Em formato inédito no mundo, a Merz Aesthetics® inaugura no Brasil o Merz Hauz, um projeto inovador no mercado da estética. Com instalações modernas e versáteis, o espaço foi pensado como um hub de inovação para viabilizar a realização de pesquisas, treinamentos e compartilhamento de conhecimentos em cosmiatria. Com expectativa de impactar cerca de 8 mil profissionais de saúde por ano, o Merz Hauz conta com auditório premium e salas para educação continuada e atualização. Além disso, o local já possui estrutura para a realização de live injections com transmissão internacional, assim como já foi projetada uma área hands on para tratamento simultâneo de até oito pacientes.


Segundo Giovana Pacini, country manager da Merz Aesthetics® no Brasil, uma nova era da cosmiatria se inicia com a inauguração do Merz Hauz. “Não existe projeto como esse na área. A Merz está presente em todos os continentes, mas o Brasil foi escolhido para sediar o espaço-conceito por ser um dos países com profissionais mais inovadores do mundo”. Embora novos protocolos, técnicas e abordagens sejam desenvolvidos e exportados das terras brasileiras, ainda há um déficit na publicação de artigos científicos para documentar essas descobertas. “Esse também é um dos objetivos do Merz Hauz, de propiciar um espaço fértil e promover visibilidade à criatividade inerente aos brasileiros”, diz.


No processo de criação de um projeto dessa magnitude, reunir referências foi fundamental segundo Nicoli Oliveira, gerente médico da Merz Aesthetics® Latam e líder do projeto. “Busquei inspirações no mundo todo, passando pela China, Espanha, Estados Unidos e espaços já existentes no Brasil. Visitar hubs de inovação foi fundamental para compreender as tendências de mercado e pensar como poderíamos criar um ambiente flexível e que se moldasse às constantes mudanças que estamos vivendo”, afirma Nicoli.

Transpirando inovação em todos os sentidos, o ambiente de 609 metros quadrados foi projetado em rede, permitindo assim uma integração completa em suas diferentes áreas com a possibilidade de transmissão ao vivo. Imergindo no universo digital, além das salas dedicadas a treinamento, o espaço conta também com realidade virtual, sala de tradução, de mixagem de áudio, de fotografia e multiuso com chroma-key. Com isso, o projeto ainda permite expandir o alcance do conhecimento produzido para além do presencial.


Abraçado desde o princípio pela Merz Aesthetics®, a ideia do projeto surgiu em 2019, foi aprovada na primeira reunião, mas sua execução foi interrompida pela pandemia da Covid-19. No entanto, segundo Nicoli Oliveira, esse período foi importante para o desenvolvimento pleno do hub. “O projeto ficou congelado nesse período, mas hoje entendo que esse tempo permitiu o amadurecimento do conceito Merz Hauz, tornando-se ainda mais completo e inovador”, destaca a gerente médico.


A casa da inovação

Em analogia ao termo haus, que em alemão significa casa, o conceito reflete seu intuito. As expectativas são de que o Merz Hauz se torne a principal “casa” da inovação em cosmiatria não só no Brasil, mas no mundo. “Também queremos que os profissionais sintam o espaço como um lar, com todo o suporte para desenvolver pesquisas e aprimorar suas técnicas”, aponta Giovana Pacini.


Uma das maiores dificuldades no desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil é a infraestrutura. A dermatologista Mariana Muniz acredita que o Merz Hauz apresenta oportunidades inéditas para cientistas brasileiros da área da estética, que mesmo em cenários adversos, já tocam seus projetos de forma independente. “Para nós brasileiros, o fazer ciência é uma arte que impõe dificuldades como investimento e acesso. Compartilhar esse conhecimento também é um desafio. Por isso um espaço como esse é tão importante”.


O espaço-conceito já é inaugurado com um calendário de educação continuada estabelecido. O Science First será o evento científico inaugural e contará com a presença de um speaker internacional da Merz Aesthetics®, aulas teóricas e treinamentos. Ao longo do ano, além de dois módulos de treinamento para cada produto do portfólio, também serão oferecidos cursos de negócios voltados para administração e finanças que, por fim, colaboram com a jornada do paciente.


Foto: Área projetada para hands on / Divulgação.

Inovação e diversidade caminham juntas

A arquitetura e o design do Merz Hauz refletem a importância da diversidade para a empresa. A paleta de cores do espaço-conceito foi baseada na escala SkinTone da Pantone que representa os mais variados tons de pele. Dos móveis às intervenções gráficas, todos os detalhes foram criados pensando na representação de uma ideia inovadora e diversa.


O espaço já possui área projetada para hands on, onde as marcações no piso com esferas conectadas ao formato das luminárias representam oito tons de pele diferentes da escala. A country manager explica que o conceito está atrelado à diversidade do nosso país, buscando abraçar a multiculturalidade e as diferentes formas de expressão. Além da infraestrutura, para inovar é preciso de liberdade, abertura e acolhimento.


O logotipo representa a ligação entre Merz e Hauz por meio do Z, criando uma linha contínua que expressa esse anseio por conexões mais diretas com os profissionais da saúde, a ciência, a tecnologia e, também, com os pacientes. “O Z, que é o coração do logo, está presente do mobiliário até as paredes. O hall de entrada foi planejado nesse formato, se estendendo do piso ao teto, assim como a intervenção na principal parede do foyer”, comenta Nicoli Oliveira.


Open Hauz memorável

Localizado na Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184 – 12º andar, em São Paulo, o Merz Hauz foi inaugurado com evento exclusivo no dia 07 de julho. Com convidados de renome na área de medicina estética, o evento apresentou as dependências do espaço, os principais objetivos e ferramentas à disposição dos profissionais e pesquisadores a partir de um vídeo 360º.


O Merz Hauz conta com auditório com capacidade para 68 pessoas, incluindo dois espaços reservados para cadeirantes e uma cadeira poltrona especial; sala médica para realização de live injection; sala hands on, com capacidade para tratamento de oito pacientes simultâneos e até 40 médicos; sala de fotografia; sala de pacientes e camarim; sala para webinar; além de recepção, foyer e cozinha.

bottom of page